Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

5 itens na lista de verificação para comprar uma franquia pela primeira vez

Image by mohamed Hassan from Pixabay

Hoje, para comprar uma franquia precisamos entender muitos aspectos do negócio, uma em cada 12 empresas possui um modelo de negócios baseado em franquia para que empreendedores e empresários invistam. A franquia vem crescendo constantemente há anos, graças em parte a mais oportunidades e um caminho cada vez mais atraente para se ter uma empresa.

Com o treinamento, os sistemas e o suporte já incorporados ao pacote das franquias, é fácil ver por que os novos empresários estão se voltando para os franqueadores, em vez de seguirem sozinhos. Ainda assim, apesar do sucesso entre os franqueados, o processo de compra de uma franquia não é algo com o qual a maioria dos compradores novos esteja familiarizada.

Para ajudar os compradores a isso, veja este guia passo a passo. Sugerimos que você verifique primeiro esses dois recursos e depois use a lista de verificação abaixo para garantir que você esteja entendendo os pontos importantes ao longo desse processo.

1. Requisitos de capital de investimento para novos franqueados

Imagem: 3D Animation Production Company de Pixabay

Taxas de franquia

Todo franqueador exige que os proprietários potenciais provem que possuem recursos financeiros suficientes para pagar as taxas envolvidas antecipadamente. A taxa inicial de franquia é geralmente a mais importante dessas despesas a considerar primeiro. Você avaliou minuciosamente suas finanças para garantir que as oportunidades que considera estão viáveis?

Despesas iniciais

As despesas iniciais incluem custos de aluguel, custos de construção ou renovação, custos de equipamentos, compra de estoque e a capacidade de cobrir todos os outros custos por um período mínimo de seis meses. Como na maioria dos novos negócios, geralmente leva alguns meses (ou até mais) para ver o retorno do seu investimento como lucro. Você tem pelo menos um plano de seis meses para cobrir as despesas durante a fase de inicialização?

Financiamento

Às vezes, os custos de construção e equipamentos precisam de financiamento com empréstimos, caso não puder cobrir as despesas.

Outros investidores

Às vezes, as pessoas investem em uma franquia como um grupo. Nesse caso, as responsabilidades de propriedade e gerenciamento de cada investidor devem ser claramente definidas no contrato por escrito. Você já pensou em fazer parceria com outras pessoas para investir em uma oportunidade de franquia?

Capacidade de suportar uma perda

Não importa quão maravilhosa seja uma oportunidade; há sempre o risco de perda, que também deve ser levado em consideração. Para comprar uma franquia você examinou atentamente suas finanças para determinar como poderia continuar operando o negócio, caso ocorram perdas enquanto ele está decolando?

2. Conjunto de habilidades do proprietário da empresa para comprar uma franquia

Imagem: Alexas_Fotos de Pixabay

Educação

Algumas empresas exigem certos níveis de educação e treinamento especializados. Antes de comprar uma franquia, considere o que é relevante no contexto do tipo específico de empresa e verifique se você possui a educação necessária.

Experiência

Embora algumas franquias exijam que seus proprietários tenham algum nível de experiência anterior, outras procuram ativamente os recém-chegados ao setor. Aqui na Anjos Colchões e Sofás, por exemplo, quase nenhum dos nossos franqueados tinha experiência anterior em venda de colchões e sofás.

Nosso programa de treinamento foi desenvolvido especificamente para fornecer àqueles sem experiência as ferramentas, instruções e práticas necessárias para se tornarem especialistas na área. É necessária experiência prévia para as oportunidades que você está considerando? Caso contrário, eles têm um programa abrangente de treinamento para garantir que você seja treinado antes de abrir sua franquia?

Habilidades

A maioria das empresas de franquia são “empresas de pessoas”. O proprietário precisa ter boas habilidades de relacionamento com o cliente, comunicação e capacidade de motivar os trabalhadores se decidirem trabalhar com uma equipe. Você está preparado para interagir com os clientes regularmente?

Treinamento

A empresa de franquia fornece treinamento inicial. Então, o operador da franquia precisa ser capaz de treinar outros que se tornam novos trabalhadores. Existe treinamento para garantir que todos tenham o que precisam para se tornar um especialista no que fazem?

Suporte

O suporte contínuo da empresa de franquia é necessário para garantir que o negócio permaneça atualizado e receptivo às tendências atuais do mercado.

3. Concorrência

verifique a credibilidade antes de comprar uma franquia
Image: Jan Vašek de Pixabay

Reconhecimento de marca

Quando os clientes já conhecem uma marca, eles sabem o que esperar e voltam a prestar serviço várias vezes. Se eles já estão familiarizados com um produto ou se lembram de ouvir coisas boas de amigos ou familiares, procure franquias que tenham uma forte identidade entre os clientes. A empresa tem reconhecimento positivo da marca ou você terá que lutar uma batalha difícil contra uma reputação obsoleta?

Publicidade

Para obter o reconhecimento da marca mencionado acima, seu franqueador deve ter algum nível de publicidade local ou nacional. Pergunte aos possíveis franqueadores como eles alcançam os clientes durante o processo de pesquisa. As atividades específicas de marketing e publicidade são suportadas pelo franqueador? Em caso afirmativo, outros franqueados sentem que são eficazes?

Demanda

Às vezes, a demanda pelos produtos da empresa é afetada por mudanças nas condições gerais de mercado que os operadores de franquia podem não controlar.

O empresário fala sobre três operadoras de franquia que tiveram sucesso, apesar das dificuldades e da crise econômica. O desempenho de cada operador de franquia depende de suas escolhas, trabalho duro e perseverança. Existe uma demanda pelo produto ou serviço em sua área?

4. Pesquisa detalhada pela franquia

pesquisar antes de comprar uma franquia
Imagem: StartupStockPhotos de Pixabay

Encontrando a franquia certa

Existem muitas oportunidades para comprar uma franquia, mas sem uma pesquisa minuciosa, você pode perder detalhes importantes que fazem uma grande diferença. Você já fez ou está preparado para fazer toda a diligência necessária para tomar uma decisão inteligente?

Verificação dos antecedentes do franqueador

Use um bom contador, um advogado de negócios qualificado e consultores de negócios profissionais para fazer uma verificação detalhada dos problemas de histórico da empresa de franquia.

Referências

Converse com proprietários existentes e anteriores da franquia que seja de seu interesse. Entender o processo por meio de pessoas que já operam nele faz parta na tomada de decisão

5. Metas financeiras

comprar uma franquia para ter um bom rendimento
Image: Steve Buissinne de Pixabay

Metas de renda

Antes de comprar uma franquia precisa atentar-se ao seguinte: os ganhos potenciais da operação dela precisam corresponder às suas metas de estilo de vida. Você revisou as informações de ganhos fornecidas no Documento de divulgação de franquia antes de dar o próximo passo?

Renovações de franquia

A maioria dos contratos de franquia tem duração limitada e alguns não são renovados automaticamente. Você considerou os termos de renovação com cuidado e os comparou com seus objetivos de negócios a longo prazo enquanto pesquisava a melhor oportunidade?

Expansão geográfica

Para sua franquia ter um potencial positivo, é necessário expandir unidades adicionais dela em áreas geográficas adequadas. Você conversou com potenciais franqueadores sobre expansão se pretende expandir seus negócios além de um único local?

Empresas que estão preparadas para atender estes cinco requisitos básicos são as mais recomendadas para investimento pois o risco é baixo e a assistência é feita 100%.

Fonte: Franchise Groutsmith

Seja um franqueado hoje, preencha o formulário abaixo que explicaremos melhor nossa proposta de negócios.